Este foi o quinto ano consecutivo que as Juvenis participaram e para algumas foi o último. Dos sete jogos apenas perderam um por um golo de diferença mas que custou a final, deixando um sabor amargo dada a perda da possibilidade de disputar o primeiro lugar.
Pondo de lado as classificações, as Juvenis percorreram um grande caminho ao longo destes cinco anos. A equipa foi sofrendo algumas alterações a nível de jogadoras, mas o convívio entre todas esteve sempre presente, pontuado por alguns momentos “mais loucos”. Este torneio também serviu para a equipa aprender a conhecer-se melhor e a ajudar-se, e depois para transpor estes elementos no jogo. As passeatas até ao centro comercial foram bons momentos de brincadeira e de descontracção, podendo as atletas demonstrar que são responsáveis, que sabem estar em sociedade e que as treinadoras podem confiar nelas.
O facto da Casa do Benfica em Castelo Branco ser a única equipa do Interior permitiu comentários depreciativos por parte de muitas outras equipas (inclusive árbitros), o que proporcionou uma vontade ainda maior de derrotar as adversárias e de marcar uma posição. Esta posição tem vindo a ser cada vez mais forte em todos os torneios e no Campeonato Nacional – a equipa conseguiu um bem merecidíssimo primeiro lugar na Taça da Primavera na época passada.
Assim, este torneio proporcionou um melhor espírito de equipa e de entreajuda, desenvolveu a consciência de competição e alta competição, aumentou a vontade de derrotar os oponentes e marcar uma posição cada vez mais presente e consolidada, e sobretudo o aperfeiçoamento individual e colectivo a nível de jogo.
Ainda para terminar as duas equipas tiveram oportunidade de ver a selecção na final do escalão Sénior, equipa que é o modelo a seguir para todas.
Marina Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário